Aos
treze dias do mês de novembro, realizou-se na sala quatro da escola da Boavista
Lourinha, uma assembleia de turma com a seguinte ordem de trabalhos:
1.
Análise dos resultados dos testes
2.
Definição de estratégias para melhorar os
resultados escolares
3.
Comportamento da turma
4.
Outros assuntos.
Relativamente ao ponto um da
ordem de trabalhos, três alunos ficaram satisfeitos com as suas notas. Doze alunos
consideraram que conseguiam fazer melhor. Perante estes resultados a turma
analisou o que “correu mal” tendo detetado os seguintes problemas:
·
Nervosismo
·
Distração
·
Pouca confiança
·
Medo de falhar
·
Pressa em acabar
·
Não seguir as dicas da professora
·
Não rever os exercícios
·
Não estudar o suficiente
·
Pouco esforço e empenho
·
Pressão por parte dos pais, professora e
familiares
·
Medo de desiludir
No ponto dois
da ordem de trabalhos, depois de bem analisados os problemas atrás mencionados,
foram definidas estratégias para os resolver, tendo sido estas as mais
significativas:
·
Ler muito bem os exercícios até perceber o que
realmente nos pede. Sublinhar o mais importante;
· Rever com muita atenção: ler de novos as
perguntas e as respostas, fazer de novo os cálculos, emendar sempre que
necessário;
·
Estudar mais;
·
Ter apenas o material necessário em cima da mesa
para não nos distrairmos;
·
Para combater o nervosismo devemos respirar
fundo, contar até 10 (ou 20, ou 30), fechar os olhos e pensar em coisas boas;
·
Acreditar que vamos ser capazes;
·
Mentalizar-nos que não desiludimos ninguém se
fizermos o nosso melhor;
·
Ser organizados;
·
Ouvir sempre muito bem a professora;
·
Fazer um cartaz para a sala com estas dicas;
·
Organizar um plano de estudo com a família;
Relativamente ao ponto três da ordem de trabalhos, dois alunos avaliaram
o comportamento da turma com Muito Bom, oito com Bom e cinco alunos
consideraram- o apenas Suficiente. Ficou decidido que a partir desta data os
delegados também avaliam o comportamento dos colegas e quem tiver um amarelo
deve escrever a regra que não cumpriu dez vezes. Aqueles que tiverem um
vermelho, escrevem a regra 20 vezes e ficam sem o intervalo.
No ponto quatro, outros assuntos, a professora informou que, perante as
notas dos testes, passam a ter apenas um dia sem trabalhos de casa. Deu a
conhecer o concurso de desenho da Giotto sobre a amizade. Todos os alunos
decidiram participar. Alertou também os alunos para que juntem o máximo de
papel e pilhas, para que a escola tenha possibilidade de ganhar o concurso. A Gabriela
sugeriu mais concursos de algoritmo. Outros concursos foram sugeridos, como o
de talentos e o de poesia.
Sem outros assuntos a tratar, deu-se por encerrada esta assembleia de
turma.
Delicioso... Assim se fazem grandes mulheres e grandes homens... Perceber onde estão os erros para tentar não os voltar a cometer!!!
ResponderEliminarDelicioso... Assim se fazem grandes mulheres e grandes homens... Perceber onde estão os erros para tentar não os voltar a cometer!!!
ResponderEliminarFabuloso! Parabéns a todos.
ResponderEliminarAgora é só por em prática todas essas sugestões e com certeza que vamos ter BONS resultados!!!
ResponderEliminar:-)
ResponderEliminarToca a superar medos e a vençer desafios.
ResponderEliminar